8 de agosto de 2006

1 centavo 1922

1 centavo de 1922, apenas e só 1 centavo, apenas e só 19 milimetros de diâmetro. Esta moeda é um mito, não um mito como os outros pois aqui a moeda existe mesmo.
Como já referi, a moeda em questão tem 19 mm de diâmetro e é de bronze. Foram emitidas moedas identicas com as datas de 1917, 1918, 1920 e 1921. Em relação à moeda de 1922, apenas são conhecidas 6 exemplares, sendo que 2 delas estão em museus e as restantes 4 estão em colecções particulares. Para terem uma ideia do valor da moeda, o ultimo exemplar a ser comercializado foi vendido por 15 mil contos.
Aqui fica a imagem de um moeda de 1918. A de 1922 é igual, apenas mudando a data.


Será que só há mesmo 6 exemplares??? Ou será que a qualquer momento aparecem uma data delas. Há quem defenda que se não apareceram outras entre 1922 e 2006, não será agora que irão aparecer, o que até tem a sua lógica.

Já devem estar a pensar o que levou a Casa da Moeda a apenas cunhar 6 moedas destas!!! Aí é que está, não foram cunhadas apenas 6 moedas mas sim 2.150.000! Só que em 1922, na época a que as moedas iriam ser lançadas, o seu valor real, em peso de bronze, havia ultrapassado o valor nominal da moeda (1 centavo), o que fez com que as moedas ficassem em depósito na Casa de Moeda até Junho de 1924, altura em que foram refundidas e aproveitado o bronze para fazer as moedas de 50 centavos e 1 escudo em bronze-aluminio.
Esta história é verdadeira, e está documentada. Havia um mito, que apenas haviam cunhado 6 moedas pois o cunho havia partido, não sendo substituido na altura. Esta versão foi desmentida em 1978, quando José Gama Barata fotografou o cunho inteiro, nos armazens da Casa da Moeda, pondo fim a esse mito. Alias, o cunho ainda deve andar por lá...

Mas afinal foram todas destruidas???? E as 6 magnificas apareceram de onde????
A história que foi contada na altura e que vem passando até aos dias de hoje, é que o director da Casa da Moeda da altura retirou 6 moedas antes destas serem derretidas, sendo estas as 6 magnificas.
Desde esse momento, tudo o resto é mistério. Será que não houve mais ninguém a retirar umas moeditas pensando nos lucros que poderia ter, pois afinal de contas as moedas estavam sendo destuidas na sua quase totalidade. Muita gente defende que é bem provavel que mais ninguém o tenha feito, pois na altura o coleccionismo estava muito longe daquilo que é hoje, sendo praticado pela alta sociedade que procurava grandes peças históricas, em metais preciosos, de grande valor. Ninguém iria ligar a uma moeda da República e logo a de valor facial mais baixo, e num metal pobre como o bronze.

É mais uma história da numismática portuguesa! Mesmo com toda esta história, e com a pouca probabilidade de existirem outras moedas para além das 6 sobreviventes, todos os coleccionadores deixam lá o lugar vago para quando ela aparecer...

11 comentários:

Anónimo disse...

Quanto às "seis moedinhas" - ainda há dias vi no Fórum uma lista dos proprietários, mas não quis comentar, até porque acredito que aqueles são possuidores - mas pessoalmente não acredito que sejam os únicos e creio que existam mais alguns exemplares, não muitos é certo, se calhar um reduzido número, talvez até inferior a meia dúzia.
Porém, fundamento a minha crença numa suspeita de que existe mais uma (será a 7.ª), que ouvi falar duma fonte credível... e mais não digo.

Anónimo disse...

pois é caros amigos e para juntar ao mito , se vos disser que existe ou existiu um automovel antigo cuja a borboleta do carborador ( penso eu de que!! ) tinha essa moeda instalada !?
ah pois é !!!
é dificil de acreditar mas vindo de quem é a pura da realidade.
por isso podem acrescentar mais uma.
pedro vicente

Anónimo disse...

é isso e eu tenho uma porrada delas a taparem me uns buracos k tenho no tecto de casa. Fonte credivel por isso acrescentem mais essa tb sff.

Anónimo disse...

Muito boa noite caros amigos!!!
Pois é...a história de que só existem quatro exemplares desta moeda na posse de coleccionadores, até poderá ser verdade!? Mas, e a ser verdade, então, das duas uma,ou o meu avô é um desses coleccionadores, ou então, não são quatro, mas sim cinco, porque ainda á cerca de 45 minutos estive com ela na mão!!! E para que estiver interessado em "alargar" os cordões á bolsa, deixo aqui a mensagem de que o meu avô está interessado em vende-la.Contactar o tlm 964104002

Anónimo disse...

posso garantir q já tive com uma moeda dessas na mão. :)

Anónimo disse...

E eu estou neste momento com uma autêntica na mão. Esteve até há pouco tempo mais de 50 anos na posse da mesma pessoa.
Se existem só seis, esta é uma delas. Garantido.

Anónimo disse...

Vai um dos raros exemplares a leilão na Veritas em Lisboa, acho que no dia 10 de Outubro
http://veritasleiloes.com/lot.php?auction=24&lot=321

Anónimo disse...

Boa noite,

Fui talvez a 2ª ou 3ª pessoa a quem a moeda que foi recentemente a leilão na Veritas foi oferecida, na altura o proprietário da mesma (Lisboa/Algés) pediu-me por ela 50 mil euros.

Continuou a pedir 50 mil, depois 45mil, depois 40 mil e por ai a baixo, no final quem desse 25 mil ficava com ela. A moeda foi oferecida a todo o pequeno universo numismático de Portugal e ninguém lhe pegou...

Eu de boa vontade daria os 50 mil não fosse a moeda falsa! O mesmo senhor já anteriormente tinha enviado outras moedas de 1C 1922( sim outras!!!) que vieram logicamente como falsas.

Erros acontecem, e o "grader" que a certificou errou, para quem anda nestas andanças sabe que embora não seja muito comum até acontece de quando em vez,
como tem acontecido em alguns leilões lá fora como recentemente na Heritage ou anteriormente na Spink (sendo que lá retiraram as moedas)!

A INCM jamais dirá que a moeda é verdadeira ou falsa, mas não é caso único, a própria Royal Mint não foi capaz de dizer se uma libra de 1879 que foi recentemente a leilão no ebay seria verdadeira ou falsa!

Há de facto apenas 6 moedas de 22, quanto á sétima já ouvi de tudo, desde estar na pata dum pássaro, dum pombo, numa gaiola, furada a meio, na ponta, a servir de anilha num carro, sei lá...

Todas as 6 moedas vieram do mesmo sítio, da mesma pessoa, na década de 70 foram reunidas 4 das 6 moedas.
Todas as moedas existentes têm pedigree, por isso não se deixem enganar.
Se alguém quiser comprar um centavo de 22 compre com história e não se deixe levar por estórias.
Dúvido que nos próximos anos vá algum a leilão pois pelo que sei dos 6 apenas 1 está nas mãos de um comerciante.

Por curiosidade, alguém sabe por quanto saiu a dita "moeda"?

Anónimo disse...

Carissimos Amigos
Sou eu o dono da moeda.A dita moeda foi enviada pela 2ª Vez para a NGC para uma 2ª certificação, porque infelizmente no nosso pais existem pessoas invejosas, capazes de inventar histórias para minimizar o valor da moeda em questão.Gostaria de perguntar aos entendidos em moedas, quantos centavos de 1922 existem em Portugal com certificação?
Acrescento que existe um Dealer da Ngc(pessoa que submete moedas) que não confia nas certificações ga NGC, vejam a que ponto isto chegou. Outro que me ofereceu 1500.00 Euros pela moeda dizendo que ela era falsa, vejam bem. Para rematar a minha moeda vai a LEILÃO pela veritas, e meus amigos se vocês quiserem uma moeda a sério, terão que se chegar á frente, porque nestas , não quer e só para quem pode.
Um Bom Ano amigos

Anónimo disse...

A NGC certifica a graduação das Moedas e não a sua autenticidade por completo, para os anonimato e que afirmam que a VERITAS tem uma moeda certificada e verdadeira.. É melhor Esquecer, não é para quem pode ou não pode, oportunidade ou deixar de ser... mas, a moeda é FALSA!
Por 25.000 € (das 6 Existentes) é mais que uma pechincha e já teria sido vendida, não falta quem reconheça este tipo de moeda, felizmente esta não é para quem pode mas sim para quem sabe o que compra, por isso creio que felizmente nunca será vendida!

Unknown disse...

Boa noite...de facto ninguem aqui provou nem vai provar quantas moedas foram retiradas! Eu tenho uma moeda dessas e outras, que vieram da mão do meu falecido avô. Ja vi outra moeda dessas nas mãos de um ex ourives aposentado...garantidamente são originais. O facto de nao aparecerem no leilão nao invalida que nao existam. Cada um guarda as sua para vender quando achar mais rentavel a venda. E nao ha mais nada a dizer. Se tiverem duvidas façam uma proposta mto boaaaaaa e vamos ver se existe ou nao e é verdadeira ou não. Patina nas falsas deve ser raridade mas...boa noite.